RSS .92| RSS 2.0| ATOM 0.3
  • Home
  • A Vila Esperança
  • Cine Vila
  • Cooeducarte
  • Escola
  • Jogos
  • Projetos
  • Rádio
  • TV
  •  

    Aconteceu: Ojó Odé, dia 27 Agosto

    August 26th, 2008

    O Ojó Odé do dia 27 de Agosto de 2008 contou com a participação de mais de 80 crianças vindas de Goiânia, da escola Studium. Veja as fotos ampliadas, clicando abaixo: 

     

     

     

    Nesta quarta tem Ojó Odé

    As crianças, adolescentes e educadores da Vila Esperança têm a alegria de participar do Ojó Odé, encontro de vivência da cultura africana. Teremos mitos, cantos, danças e comida saborosa…
    Esperamos você!


    Dia: 27/08/2008
    Horário: 14:00 h
    Local: Quilombo

    Espaço Cultural Vila Esperança
    Projeto Xirê Iriti Lonã – 2008


    Si.Danza na Vila Esperança

    August 26th, 2008

    Elisabetta Garilli, Giulia Carli e Enrica Compri da Scuola Internazionale di Danzaterapia SI.Danza de Verona, Itália, estiveram neste mês de Agosto de 2008 no Brasil. Elas participaram dos encontros da formação em Dançaterapia em São Paulo e Brasília. Em Goiás, na Vila Esperança, atuaram com o grupo de Dançaterpia e com as crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê, em um trabalho que envolveu música, ritmo e principalmente uma escuta mais ampla do mundo. Clique nas fotos para ver.

     

    Veja também as fotos de Brasília no site http://www.dancaterapia.org


    Rádio da Vila já está no Radiotube

    August 26th, 2008

    O RadioTube já está no ar e a todo vapor! Não fique de fora!

    O site já têm cerca de 150 colaboradores plugados com a construção coletiva de informação. Esse é um espaço para rádios, estudantes, associações, comunicadores populares e demais atores da sociedade civil disponibilizarem conteúdo com temas ligados a cidadania. Além disso, o RadioTube pretende ser um espaço virtual de mobilização e articulação. É uma grande oportunidade para que pessoas e organizações, mesmo distantes fisicamente, troquem e se fortaleçam com o compartilhamento de informações e idéias.

    O primeiro passo para a implantação do projeto foi dado com jovens de todo o país participando de três capacitações do RadioTube – Rede de Cidadania no Rio de Janeiro que aconteceram nos dias 31 de julho e 12 e 13 de agosto. A Rádio da Vila estava lá, representada pelo educador Haroldo Nélio, da Cooeducarte. Clique nas fotos para ver.

    Além de técnicas de reportagem e produção de spots, os jovens aprenderam a utilizar todas as ferramentas do RadioTube e já estão ocupando esse novo espaço de produção coletiva de conhecimento. De volta às suas comunidades, eles estão disseminando essa idéia e disponibilizando textos e áudios que promovam o fortalecimento da cidadania. O lançamento do RadioTube aconteceu no último dia 12 com a participação dos jovens que estiveram presentes nos três seminários de capacitação do RadioTube- Rede de Cidadania, além de comunicadores populares, parceiros institucionais e diversos representantes da sociedade civil. A iniciativa faz parte do projeto RadioTube – Rede de Cidadania.

    Para conferir o que já está rolando e utilizar todos os recursos dessa rede social virtual, acesse www.radiotube.org.br


    Futebol agitou o Dia dos Pais

    August 15th, 2008

    O dia dos pais na Vila Esperança foi “consumado” por meio de um animado futebol no campinho do Espaço. Na sexta, 08 de agosto, as crianças (meninos e meninas) trouxeram os pais (e mães) para jogar futebol. Uma forma ludica de comemorar o dia dos pais numa sociedade de múltiplos modelos familiares em que a figura dos pai, em alguns casos, não é das melhores. 

    Clique e veja as fotos:

     

     


    Filme e Olimpíadas agitam a Vila

    August 8th, 2008

    Filme para toda a família e transmissão das Olimpíadas reune os “Vila Esperancinos”.

    Nesta quinta, 07/08/08, as crianças trouxeram os pais para assistirem juntos o filme “À procura da felicidade”, longa inspirado em uma história real em que um pai faz de tudo para dar à sua esposa e filho uma vida melhor. O filme foi exibido em telão para cerca de quarenta pessoas, entre pais, mães e filhos. O projeto Cine Vila acontece todo o mês na Vila Esperança com a intenção de divertir e fazer pensar, já que sempre após os filmes há uma roda filosófica sobre o tema apresentado. É um encontro sem fins lucrativos, sem cobrança alguma, respeitando às leis de direitos autorais. Em “À procura da felicidade” a figura do pai (pai-mãe, mãe-pai, padrasto, tio-pai etc.) é bem marcante, condizente com os modelos de pais que queremos que as crianças sejam no futuro.

    Nesta sexta, 08, as crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê acompanharam a abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008.

    A medida em que as turmas terminavam os registros em sala e confecção dos presentes dos pais, se dirigiam ao Quilombo onde foi transmitido a cerimônia oficial de abertura dos jogos. As crianças ficaram encantadas com a beleza e organização da festa.

    Na tarde desta sexta as crianças retornam com os Pais para um animado futebol no campinho da Vila Esperança.


    Semana dos pais na Vila Esperança

    August 6th, 2008

    Na semana que antecede o dia dos pais (domingo, 10/08/2008) as crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê, preparam as comemorações em homenagem aos seus pais, padrastos ou àqueles que representam a figura paterna em sua vidas.

    Cada turma da Escola está confeccionando os presentes, alguns relacionados às olimpíadas de Beijing. No “Bom dia!” desta quarta, 6 de agosto, a acolhida foi feita no Quilombo, com arte relacionada ao tema Dia dos pais.

     

     

    O quinto ano gravou na Rádio da Vila, textos em homenagem aos seus pais. Foram produções realizadas em sala de aula e intituladas: “Se eu fosse pai…”, feito pelas meninas;  “Quando eu for pai…”, feito pelos meninos.

     

     

    Na quinta, 07, as crianças retornam com seus pais às 7 da noite para assistirem o filme “À procura da Felicidade”.

    Na sexta, 08, as 16:30 crianças e pais fazem um divertido encontro para jogar futebol no campinho da Vila Esperança. Além do futebol teremos ping-pong e vôlei.


    Comemoração dos aniversariantes do mês de Julho

    August 1st, 2008

    No dia 1º de Agosto de 2008, na Praça Vermelha, comemoramos o aniversário de todos do mês de Julho. O Projeto Aniversariantes do Mês acontece sempre na última sexta-feira de cada mês, e conta com a parceria do Supermercado Rio Vermelho na doação do bolo.

    Clique nas fotos para ver os aniversariantes:


    Volta às aulas na Escola Pluricultural Odé kayodê

    August 1st, 2008

    As aulas recomeçaram!

    No dia 31 de Julho de 2008, quinta feira, os pais dos alunos se encontraram com os educadores para uma conversa avaliativa do semestre que passou e para compartilhar as expectativas para o semestre que se inicia.

    Na sexta, 1º de agosto, as crianças retornaram à Escola Pluricultural Odé Kayodê, depois de um mês de descanso escolar. O retorno foi festivo, com oficinas de pintura, modelagem e brincadeiras dirigidas no parquinho. O lanche foi um delicioso bolo para comemorar o aniversário de todos do mês de Julho.

    A partir de segunda, dia 4, recomeçam os registros relacionados ao currículo básico, como português, matemática, história…