Notícias

Xirê Iriti Lonã – Comitiva à Goiânia: “Besouro, o filme”

Besouro, o Filme - antes da sessão

A comitiva à Goiânia aconteceu no dia 10 (Novembro de 2009) como parte dos eventos da semana “Viva Mestre Pastinha!” homenagem ao grande mestre da Capoeira Angola, dentro da programação do Xirê Iriti Lonã. O Grupo de Capoeira Quilombo de Angola foi à Goiânia, capital do estado de Goiás,  para assistir no cinema o filme Besouro, nasce um herói. Além dos integrantes do Grupo Quilombo de Angola participaram desta sessão pessoas da comunidade vilaboense, integrantes de outros grupos de capoeira da cidade e educadores.

Besouro, o Filme - praticamente uma sessão particular   Comitiva à Goiânia: “Besouro - o filme”    Besouro, o filme - depois do filme, roda de discussão

  VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MÊS AFRO

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE ESSE ASSUNTO

www.besouroofilme.com.br

Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes. 

Comments are closed.

Powered by: Wordpress