Notícias

Vila Esperança no site do Sebrae

Escola forma alunos para o exercício da cidadania

Com proposta educacional diferenciada, Vila Esperança desperta na comunidade a necessidade de praticar a cidadania, por meio da educação, cultura e arte.  Monique Arruda

veja a matéria no site go.agenciasebrae.com.br

veja a galeria de fotos no site do sebrae

agenciasebrae

Um lugar mágico, um mundo novo e lúdico, cheio de novidades e com olhar voltado para o ser humano e a necessidade de aprender sempre sobre novas culturas e o respeito ao meio ambiente. Mais do que tudo isso, a Vila Esperança, localizada na periferia da histórica Cidade de Goiás, a 148km de Goiânia (GO), educa crianças de 6 meses a jovens de 18 anos a serem cidadãs.

No local, cerca de 240 pessoas aprendem muito mais do que teorias propostas nas escolas comuns. O ambiente de ensino reúne vegetação exuberante como o Jardim das Formas, o Parque, o caminho Inca, o Quilombo, Memorial Indígena, a Brinquedoteca e a Praça Maria Fux.

Sem fins lucrativos, a Associação Espaço Cultural Vila Esperança foi fundada em 19 de julho de 1994, com intuito de desenvolver um trabalho educativo, cultural e artístico, direcionado principalmente para crianças, adolescentes, jovens e adultos, no resgate e valorização das origens (africanas e indígenas).

Em 2003, a Vila Esperança foi reconhecida e elogiada pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef), principalmente no quesito Educação e Participação. O diferencial é que em cada espaço há um cuidado extra com a manutenção e criação dos detalhes, todos estrategicamente pensados para reforçar a proposta pedagógica de ensino e aprendizagem. Local de profundo respeito humano e ao meio ambiente, a Vila Esperança destaca-se também pela promoção de atividades lúdicas que estimulam o exercício da cidadania no seu cotidiano, como brinquedoteca, informática, filosofia e dançaterapia.

Olhar diferenciado

A Vila Esperança surge como algo novo e diferente das instituições de ensino comuns, pois tem um olhar diferenciado sobre culturas, pessoas e propostas. A colheita dos frutos com esse modo de ensinar tão peculiar vem com a formação de adolescentes participativos e críticos, que interagem com as dificuldades do mundo como um desafio que deve ser conhecido e superado.

O Espaço tem como missão despertar na população condições de participar ativamente das mudanças sociais e da conquista da cidadania a partir da educação, cultura e arte. Segundo uma das educadoras do Espaço, Emicléia Alves Pinheiro, a Vila Esperança é um projeto voltado para educação, arte e cultura. “Contamos com uma escola formal de ensino infantil reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), mas que adota didáticas diferenciadas, já que enxerga o ser humano de forma integral. Não ensinamos apenas a ler e a escrever, acreditamos que a leitura está além da vida e dos livros. Formamos o aluno com uma visão ampla de ensino e respeito à diversidade”, afirmou.

Emicléia destaca, ainda, que todos os professores da Vila são filiados a Cooeducarte, uma cooperativa destinada para os educadores locais. “Recebemos uma formação diferenciada para desempenhar nossa função dentro da sala de aula”.

Atividades artísticas

Entre as atividades artísticas desenvolvidas no local estão artes cênicas, dançaterapia, artes plásticas, música, canto e percussão; na cultura, resgate das raízes históricas e culturais do povo brasileiro e afro-latino-americano (pesquisa histórica, mitos, tradições, músicas e cantos, danças e código gestual, arte plástica e utilitária, etno botânica e ecologia).

O Espaço Cultural Vila Esperança ao longo do ano também oferece uma programação cultural de eventos abertos à cidade, oficinas e cursos de formação para professores e estudantes de nível universitário em âmbito pedagógico, artístico e cultural.

veja a matéria no site go.agenciasebrae.com.br

veja a galeria de fotos no site do sebrae

Comments are closed.

Powered by: Wordpress