Notícias

Cidade de Goiás comemora Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade no Dia da Consciência Negra

Entrega do PRMFA 2011 em Goias

A celebração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, terá um sabor especial este ano para a cidade de Goiás. A Associação Espaço Cultural Vila Esperança está comemorando o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade que recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan na categoria Educação Patrimonial com o projeto Ojó Odé e Afoxé Ayó Delê: Vivências Afrobrasileiras. A primeira etapa da comemoração foi em Brasília, no dia 19 de outubro, com a entrega do prêmio aos sete vencedores nacionais. Agora, no dia 20, o convite do Espaço Cultural Vila Esperança e do Iphan é para o congraçamento na cidade de Goiás, com o Caruru de Ibeji, a partir das 16h. Outras informações pelo telefone (62) 3371-2132

A Associação Espaço Cultural Vila Esperança ocupa uma área de 14 mil metros na periferia da cidade de Goiás. Por meio do programa Criança Esperança, da TV Globo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef apoia os trabalhos realizados pelo grupo e descreve o Espaço Vila Esperança como um lugar mágico onde as 240 crianças e adolescentes, o reconhecem como “um sonho”. Em meio a uma vegetação exuberante, encontram-se espaços como o Jardim das Formas, o Parque, O Caminho Inca, o Quilombo, o Memorial Indígena, a Brinquedoteca e a Praça Maria Fux.

Há mais de 20 anos o Espaço Vila Esperança desenvolve um trabalho educativo, cultural e artístico focado na valorização das origens do povo brasileiro. A saída do Afoxé Ayó Delê é o resultado de um ano de ensaios, oficinas e estudos realizados semanalmente durante a Vivência Cultural afrobrasileira – Ojó Odé que em língua africana Iyorubá significa: Dia do Caçador, ou seja, dia da busca de si mesmo, da própria identidade, e de forma individual e coletiva.

A saída do Afoxé é o ponto alto de um processo educativo de crescimento e amadurecimento que a Vila Esperança realiza todos os anos, levando para as ruas alegria e encanto, com crianças e adultos cantando versos em língua africana Iyorubá e dançando ao som dos tambores, agogôs e agbês que soam no ritmo Ijexá, com temas ligados às culturas afrodescendentes e indígenas. O projeto divulga valores constitutivos dos antepassados africanos, estimulando a apropriação por parte dos seus participantes e de seus direitos de cidadania, como o de professar as religiões ancestrais de matriz africana, seu patrimônio estético e religioso. A música, a dança, a comida e o compartilhamento dos saberes proporcionam o encontro entre as pessoas, que passam a se sentir agentes culturais de sua própria identidade.

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Criado em 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é um estímulo a pessoas e instituições que não medem esforços para desenvolver e implantar ações preservacionistas e de educação patrimonial. Esse ano, inserida nas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente, a 24ª Edição prestou uma homenagem aos 100 anos de nascimento do artista plástico Carybé.

O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação em 1937, até 1968.

Mais informações:
Superintendência do Iphan-GO
Welbia Dias – welbia.dias@iphan.gov.br
(62) 3224-6402/3224-1310 – Fax: (62) 3224-6527
www.iphan.gov.br | www.twitter.com/IphanGovBr

Escritório Técnico I – Goiás/GO
Edinea de Oliveira Ângelo – edinea.angelo@iphan.gov.br
(62) 3371-1968 – Fax: (62) 3372-1005

Espaço Cultural Vila Esperança
Rua Padre Felipe Leddet, nº 32, Setor Rio Vermelho
Cidade de Goiás – GO – Cep 76600-000
Email: vila.esperanca@yahoo.com.br
(62) 3371-2132

Comments are closed.

Powered by: Wordpress