Notícias

Cine Vila e CinePensar (IFG) exibem filmes em parceria

Dando continuidade à parceria entre o IFG e a Vila Esperança a partir dos seus projetos de exibição de filmes, CinePensar e Cine Vila, na terça-feira, dia 30/04/2013, exibiu o filme ‘Terra Vermelha’ no Espaço Cultural Vila Esperança.  O filme encerrou a temática do mês de Abril da programação do CinePensar que é destinada à cultura, bem como fez parte do Projeto Nãnde Reko da Vila Esperança. No dia 18/03 foi exibido o primeiro filme da parceria entre as duas instituições, sendo que a Vila Esperança foi recebida no câmpus do IFG. Agora a comunidade acadêmica do IFG, composta por alunos, professores e técnicos administrativos, foi recebida pela Vila Esperança na sua sede. O debate foi conduzido por Robson Max de Oliveira Souza (Antropólogo formado na PUC-Goiás, mestrando em Antropologia Social na UFG. Fundador e atual Diretor Presidente da Associação Espaço Cultural Vila Esperança – Cidade de Goiás. Responsável do Projeto Vivências Culturais do Espaço Cultural Vila Esperança). O IFG disponibilizou um ônibus para o transporte dos alunos com saída do câmpus do IFG até a Vila Esperança. http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/528336_252743081538357_625579283_n.jpg

CinePensar (IFG) e Cine Vila (Vila Esperança) exibiram juntos o filme “A Cor Púrpura”

Participaram do debate na sessão especial Cine Vila + Cine Pensar no pátio do Quatel do XX, sede do Instituto Federal de Goiás, Campus Cidade de Goiás:

Representando a Vila Esperança os educadores: Rosinalda Simoni, Adriana Rebouças, Rosângela Magda, Haroldo Nélio, Emicléia Alves e Robson Max.

Representando o IFG os professores: Alemar Moreira, Ádria Borges, Ana Carolina e José Nerivaldo.

Sessão Especial do CinePensar em parceria com a Vila Esperança exibe o filme “A Cor Púrpura”

Na próxima segunda-feira, dia 18, em sessão especial, às 19h no pátio do IFG, o CinePensar receberá a equipe da Vila Esperança para o debate instrutivo, dentro da temática mulher e racismo, após a exibição do filme “A Cor Púrpura”.

Segundo a coordenadora do CinePensar, Carol Gomes, a parceria com a Vila Esperança nasceu de um diálogo com o educador Haroldo Campelo, que desenvolve atividades relacionadas ao audiovisual na vila. O objetivo é possibilitar o diálogo entre as duas instituições para oferecer à cidade reflexões sobre a diversidade cultural.

“Esse momento com a Vila Esperança, será fundamental para o próprio amadurecimento do CinePensar, uma vez que a Vila desenvolve vários projetos indispensáveis para o processo de formação dos estudantes, assim como tem experiência com a exibição de filmes por desenvolverem um projeto de cineclube”, explica a professora.

 

Convidados da Vila Esperança:

 

Rosinalda da Silva Simoni – Historiadora, arqueóloga, pesquisadora e gestora patrimonial.

Adriana Ferreira Rebouças Campelo- Graduada em Matemática, responsável pedagógica do Cine Vila e responsável pelo projeto “Tornar-se Mulher” do Espaço Cultural Vila Esperança.

Rosângela Magda de Oliveira Souza – Pedagoga, diretora da Escola Pluricultural Odé Kayodê do Espaço Cultural Vila Esperança.

Haroldo Nélio Peres Campelo Filho – graduado em História, técnico em audiovisual do IFG e educador do Espaço Cultural Vila Esperança.

 

Sinopse:

Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie, uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a “Mister”, que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery, uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie, missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia, esposa de Harpo, filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

 

Serviço

FILME: A Cor Púrpura

DIRETOR: Steven Spielberg

DATA: 18/03/2013 (segunda-feira)

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Pátio do IFG (Quartel do XX)

Gratuito e aberto para toda a comunidade

 

CinePensar e Vila Esperança realizaram debate sobre os temas “Mulher” e “Racismo”

cine Na última segunda-feira, dia 18 de março, às 19h, foi realizada a 2ª sessão do ano do Projeto de Extensão CinePensar. O debate teve um caráter especial por ter sido uma parceria entre o IFG e a Vila Esperança. A proposta apresentada contemplou a temática da mulher em comemoração ao mês de Março pelo Dia Internacional da Mulher.

O filme exibido foi “A cor púrpura”, além de abordar os preconceitos contra as mulheres, enfatiza a violência doméstica praticada pelos homens contra suas próprias companheiras. Outra polêmica apresentada no foi o racismo e seu contexto no início do século XX nos Estados Unidos.

Após a exibição que contou com a presença de muitos alunos do IFG, bem como de pessoas da comunidade, foi realizado um debate instrutivo e reflexivo sobre as temáticas ‘Mulher’ e ‘Racismo’, conduzido pela equipe da Vila Esperança. Estiveram presentes a historiadora, arqueóloga, pesquisadora e gestora patrimonial, Rosinalda da Silva Simoni; a graduada em matemática e responsável pedagógica do Cine Vila e do Projeto “Tornar-se Mulher” do Espaço Cultural Vila Esperança, Adriana Ferreira Rebouças; a pedagoga e diretora da Escola Pluricultural Odé Kayodê do Espaço Cultural Vila Esperança, Rosângela Magda de Oliveira Souza; o graduado em História, técnico em audiovisual e educador do Espaço Cultural Vila Esperança, Haroldo Nélio Peres Campelo Filho; o antropólogo e fundador do Espaço Cultural Vila Esperança, Robson Max; e a pedagoga e educadora, Emicléia Alves.

O objetivo da parceria é unir os esforços de dois Projetos direcionados para o Cinema com o propósito de ampliar os processos de formação dos alunos e da comunidade que participa das sessões. A Vila Esperança, dentre seus vários projetos, possui o Cine Vila que apresenta programação direcionada para o cinema fazendo exibições no Espaço Cultural Vila Esperança.

Segundo a professora Carol Gomes, uma das coordenadoras do CinePensar, a parceria entre IFG e Vila Esperança foi formatada para dois momentos de recepção entre os parceiros, ou seja, a realização de uma sessão no Câmpus do IFG (atualmente no Quartel do XX) em que a equipe da Vila Esperança foi recebida, e uma outra sessão no Espaço Cultural Vila Esperança em que a equipe e alunos do IFG serão recebidos, momento agendado para 30 de março com a exibição do filme” A Terra Vermelha” que abordará a temática dos índios, em especial a questão indígena no Mato Grosso do Sul.

Comments are closed.

Powered by: Wordpress