Notícias

“Escola na Roça” e Apresentação Cultural com alunos da Escola Municipal Os Pequeninos

Crianças da escola Os Pequeninos participam diariamente de atividades na Vila Esperança.

Durantes as tardes, as crianças da Escola Municipal “Os Pequeninos” participam no Espaço Cultural Vila Esperança de atividades que envolvem Percussão, Capoeira, Artes, Brinquedoteca, Cine Vila e Rádio da Vila, juntamente com alunas e alunos da Escola Pluricultural Odé Kayodê. As meninas e meninos participam também da Vivência Cultural Ojó Odé, estudos e viveres da cultura afro brasileira. A oferta de atividades na Vila Esperança para as crianças da escola “Os Pequeninos” começou através do Projeto Mais Educação, com a Prefeitura Municipal, e se estendeu para além desse projeto de forma a oferecer gratuitamente às crianças de primeira fase do ensino fundamental atividades de educação e cultura cotidianamente.

Neste mês de novembro, além das atividades das tardes, as crianças da Escola Municipal Os Pequeninos tiveram também uma ida à chácara Caminho das Águas e uma apresentação de Maculelê no Palácio Conde dos Arcos.

 

Apresentação Afro no Dia da Consciência Negra

P1140063

As crianças da Escola Os Pequeninos, apresentaram o Maculelê no dia 20 de novembro em evento da Secretaria Municipal de Educação no Palácio Conde dos Arcos, em Goiás. “Foi muito importante e bonito ver as crianças se apresentando com desenvoltura, ritmo e totalmente apropriadas de sua cultura. É uma certeza visível do trabalho cotidiano realizado com elas na Vila Esperança ao longo de um ano inteiro de atividades diversas” comenta o educador Ronaldo Oliveira, que ministra oficinas de percussão e coordenou a apresentação ao lado do educador Gustávio Pinheiro, professor de capoeira.

20151120_160120 20151120_160557

 

“Escola na Roça” na Chácara Caminho das Águas

20151117_101418

No dia 17 de Novembro de 2015 as crianças da Escola Municipal Os Pequeninos tiveram um dia de estudos na Chácara Caminho das Águas, do Espaço Cultural Vila Esperança, que fica a 15 km de Goiás. Noções de ecologia e educação ambiental são ministradas junto ao fazer da terra. Para a educadora Adriana Rebouças “Foi uma experiência incrível. Havia brilho e encanto nos olhares em todos os momentos. A alegria e prazer impulsionaram todas as descobertas”. Adriana coordenou a atividade com Ronaldo Oliveira, a professora Moema da Escola Os Pequeninos e como o educador Regimar Santos que é o responsável pelo Projeto “Escola na Roça” e quem conduz as atividades. Para o aluno Eduardo Araújo “Foi o dia mais perfeito da minha vida! Tomei banho de rio, tirei leite da vaca, plantei, aprendi sobre as árvores do cerrado e ouvi histórias no meio da mata”.

20151117_092632 20151117_104553

Comments are closed.

Powered by: Wordpress