Notícias

Rádio da Vila – 1º lugar no Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil

fotao

O projeto “Comunicação Educativa Rádio da Vila do Espaço Cultural Vila Esperança ” conquistou o 1º lugar no Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil 2016.
O juri foi composto por especialistas e por crianças e a premiação ocorreu na terça, 25 de outubro, no Teatro Ibeu Copacabana no Rio de Janeiro e contou com a presença da aluna Maya dos Anjos e do educador Haroldo Nélio representando a Rádio da Vila, Escola Pluricultural Odé Kayodê e Espaço Cultural Vila Esperança.

Maya, 9 anos, dedicou o prêmio a todas as crianças do mundo. Foi um dia especial para ela, que concedeu entrevistas a adultos e também às crianças do juri mirim.

O educador Haroldo Nélio destacou o histórico da Vila Esperança, que em outubro deste ano completou 25 anos, e que desde o início teve participação infantil efetiva e com respeito ao lugar de fala das crianças. “Mais de 200 projetos se inscreveram neste ano e o maior prêmio é ver que a criança é tratada não como “esperança do futuro” mas como transformadora do presente” ressalta Haroldo.  

vencedores-goias

O prêmio
Sendo realizado nacionalmente, através da premiação de práticas metodologicamente sérias, inovadoras, eficazes, criativas e com impacto relevante, o prêmio pretende contribuir para difundir e estimular a efetivação do direito à participação infantil em múltiplos espaços sociais.
O Prêmio Nacional de Projetos de Participação Infantil é realizado pelo CECIP – Centro de Criação da Imagem Popular, como parte do Projeto Criança Pequena em Foco, com apoio do Instituto C&A De Desenvolvimento Social, da Fundação Bernard van Leer e Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

13879177_995284037243693_6442369142422550965_n

site


Rádio da Vila do Espaço Cultural Vila Esperança
A Rádio da Vila nasceu a 10 anos no Espaço Cultural Vila Esperança, em Novembro de 2006. Desde o início sua proposta é dar espaço à criatividade das crianças. É uma rádio feita por criança para criança. As meninas e meninos através das oficinas de comunicação criam os programas, gravam e editam, usando o microfone e o computador como instrumentos de aprendizagem. O Projeto de Comunicação Educativa Rádio da Vila possibilita, junto à Escola Pluricultural Odé Kayodê, o desenvolvimento da escrita, da leitura e da expressão verbal, bem como é um espaço de reflexões, criação e difusão de saberes. A Rádio da Vila é um meio de comunicação educativo, lúdico, que inclui a participação das crianças em todas as etapas do processo (criação e planejamento, captação e edição dos programas) possibilitando vez e voz à infância, respeitando as crianças como sujeitos completos, que tem suas opiniões, sua criatividade e que são capazes de realizar algo significativo que impacta a vida de outras pessoas por meio da radiodifusão.
Os programas produzidos pelas crianças na Rádio da Vila são ouvidos diariamente na escola, e estão disponíveis na internet no site www.vilaesperanca.org, no site www.radiotube.org.br e tem veiculação nas rádios da cidade de Goiás: Rádio Educativa 13 de Maio 105,9 FM e Rádio Comunitária Vila Boa FM 87,9.

vila-esperanca-gravacao-do-programa-radio-da-vila vila-esperanca-roda-matinal-de-escuta-das-criancas-go

Veja o vídeo dos finalistas do 2º Prêmio Nacional de Projetos de Participação Infantil

 

Comments are closed.

Powered by: Wordpress