Notícias

Formação política na EPOK

Para saber mais a respeito das ocupações, os alunos da escola tiveram a presença de advogados e professores, e foram na UEG ocupada fazer a “Ciranda da Vila”.

As rodas de conversas foram muitas para conhecer e discutir sobre os rumos do Brasil e os movimentos sociais. Na roda do bom dia de 04/11, tivemos a participação do advogado Allan Hahnemann Ferreira, pai do Vitor Hugo. Ele falou sobre as Ocupações e a PEC 241/55. Foi um momento de reflexões e discussões. 

alan

Na quarta, 09/11/16 tivemos na Escola Pluricultural Odé Kayodê mais um momento de reflexões sobre as conjunturas atuais. Contamos com a presença do professor Euzebio Carvalho que falou sobre as ocupações e a PEC 241 / 55. A luta é de todos nós. As crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê se posicionam criticamente sobre o HOJE….14937310_821130831323544_1106223191781658485_n14962587_821133661323261_2672876831805693761_n

Na manhã de sexta, 11/11, foi a vez de visitar e conversar com os estudantes na UEG ocupada. A roda girou com a “Ciranda da Vila”.

ueg

As crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê(EPOK), após vivenciarem momentos de discussões, reflexões e informação sobre as OCUPAÇÕES e a PEC 241/55 registraram alguns dos seus posicionamentos:

“Eu apoio as ocupações!
Para começar, meu nome é Kamilla, tenho 10 anos de idade e estudo na EPOK desde o primeiro ano, hoje estou no quarto ano e já tive a oportunidade de vivenciar muita coisa aqui na Vila, sempre com respeito e muita alegria. Escrevo esse texto para dizer que do meu ponto de vista o governo está tirando os direitos dos estudantes e por isso as ocupações são legítimas, estão lutando para um futuro que depende do agora. Estão lutando para que as crianças tenham condição de estudar em escolas públicas e de qualidade como o IFG, UFG e UEG.
Muitas pessoas estão sendo agredidas por policias, injustamente pessoas foram presas, algemadas e jogadas em porta malas de viaturas. E aí eu pergunto: _ Você acha que estudante é ladrão, criminosos?! Eu não acho, então eles não deveriam passar por isso!
Eu apoio a Ana Júlia! Eu apoio os estudantes! Eu apoio os professores que lutam! Eu apoio as crianças e todos que estão de acordo com as ocupações!
Se você também está de acordo, não fique parado aí, vai ajudar! Faça cartazes, textos, poesias, acordem e ajudem a acordar as pessoas para verem que as ocupações são certas!”

“Meu nome é Izadora, sou criança e sou estudante e por isso estou de acordo com as ocupações. Defendo as escolas públicas, sou contra a PEC 241 e acho que esse governo está tirando nossos direitos. Os investimentos na educação e na saúde têm é de aumentar, não paralisar ou diminuir, isso é errado! SOU CONTRA A PEC!”

“Eu, Ana Luísa, aluna da EPOK vejo as ocupações como forma de respeito ao povo brasileiro, os estudantes estão tentando impedir que os políticos transformem a educação, a saúde e os direitos do povo em apenas uma bola de papel amassado que está sendo jogado no lixo.
Eu vejo as ocupações de forma positiva, mas as autoridades policiais não, elas estão agredindo e prendendo esses jovens.
O presidente Temer prometeu vantagens para o Brasil, mas na verdade estas vantagens são para poucos, eles está tirando o direito à educação pública, a empregos e a saúde do povo. E são esses jovens que estão ocupando as escolas que decidiram lutar e protestar contra este absurdo. Eu apoio e concordo com esses estudantes!”

“Não sei se todos sabem, mas na madrugada do dia 2 de novembro a ocupação da UEG foi invadida pelos policiais, os estudantes e um professor foram algemados e levados para a delegacia. Isso foi muito injusto!
Os estudantes estão ocupando as escolas para lutar pelos direitos do povo.Estão manifestando contra a atitude deste governo golpista que quer privatizar o Brasil.
Eu não gosto de injustiça, hoje sou criança, mas quando eu crescer quero ter o direito de estudar numa universidade pública e de qualidade. Sou contra essa PEC que vai paralisar os investimentos na educação e na saúde. PEC não, Ocupação sim!!!”
Vitor Hugo Estel Torres Caixeta, 9 anos

“As Ocupações é algo que vai contra a atitude que o governo está tendo. O Governo está torturando os alunos e professores das ocupações ( também já torturaram a Dilma na época da ditadura). A mídia fala que as ocupações são algo errado e devem ser combatidas, algumas pessoas acreditam nisso, outras não, aquelas que conseguem pensar além do que veem na televisão e internet, são capazes de entender que essa PEC 241 é um desrespeito ao nosso direito de ter escolas públicas e de qualidade e também acesso à saúde pelo SUS por exemplo.
Eu, Eloá Cristina sou contra a PEC e também contra esse Temer que criou a PEC!”

“Para começar eu digo que estudante, servidores e professores não invadem as escolas, quem tem invadido é a polícia. Os estudantes ocupam e ocupam para protestar contra os absurdos que o governo Temer tem feito.
Minha mãe é estudante da UFG e faz parte do grupo de alunos que ocuparam o prédio do Santana. Isso me faz ter orgulho dela! O exemplo de vê-la lutar contra a PEC 241 me ensina a não deixar as coisas erradas acontecerem e ficar só assistindo. Precisamos e devemos manifestar, dizer NÃO à PEC e a qualquer outro desrespeito aos nossos direitos.”
Assinado Ísis Vitória – 10 anos – Estudante da EPOK

“Eu, Maya Fernanda, aluna da EPOK vejo as ocupações como uma coisa útil para chamar a atenção dos governantes e de toda população. Eles ocupam para reivindicar e protestar! Pessoas de fora não entendem isso e chegam a falar que eles estão só fazendo bagunça, mas as pessoas que falam isso estão desinformadas, não sabem os motivos da luta. Elas só falam o que veem na TV, coitadas!!!”

“Na roda do Bom Dia de quinta feira (03/11) na minha escola, nós conversamos sobre a PEC 241. Essa PEC é um projeto de lei que se for aprovada vai prejudicar a educação e a saúde brasileira. O pai do meu colega Vitor Hugo é advogado que tem defendido os estudantes das ocupações e ele participou desta roda do bom dia e nos deu um exemplo para entendermos o que essa tal PEC vai fazer com nossos direitos: Se a PEC for aprovada, vai ser como uma torneira que vai fechando devagar, até acabar com os direitos que a população tem . Vai acabar com o bolsa família, SUS, e as faculdades públicas. Eu quero deixar registrado a minha opinião sobre isso: Eu não quero que a PEC seja aprovada! Sou criança, mas também sou estudante e protesto contra esta PEC! Estudantes unidos pelos nossos direitos!!!”
Paulo César, 10 anos aluno da turma Arara Vermelha.

 

Comments are closed.

Powered by: Wordpress