Notícias

“África, outras cartografias” com professor Macaringue de Moçambique

IMG_2211

No dia 16 de maio 2017 ocorreu a palestra “África, outras cartografias” com o professor Ernesto Jorge Macaringue no Quilombo da Vila Esperança.
Macaringue é docente universitário em Moçambique, e nesta palestra expôs um pouco de história, cultura e atualidades de seu país e do continente africano. Participaram alunos e docentes da UEG, UFG, IFG e Vila Esperança.

Na abertura Robson Max, diretor do Espaço Cultural Vila Esperança e Babalorixá do Ẹgbẹ́ Omoduà Opo Ọdẹ Àróle, falou da felicidade em receber o professor Macaringue: “A Vila está feliz por receber mais uma vez a África aqui. África que está em cada pedra deste espaço, deste lugar de afirmação, de força pra ser diferente. Este é mais um momento de nos afirmar. Recebemos com você todo o seu povo.”
Macaringue afirmou se sentir em casa: “Neste espaço me sinto como se estivesse na minha casa, em meu país. Encontrei aqui objetos e utensílios do meu cotidiano. É como se estivesse na casa de minha avó, de minha tia”.
O professor Robson, da UEG, ressaltou que devemos valorizar os nossos espaços de resistência, em nossa cidade principalmente.
A noite teve o tom de encontro, de troca e de força para continuar.

18489613_1897131600546016_2516558243232325910_o

Comments are closed.

Powered by: Wordpress