Notícias

Vila Esperança no Jornal da Globo do dia 24 de agosto de 2009

Ensinar às crianças a cultura de diferentes grupos que deram origem ao povo brasileiro é o trabalho da ONG Vila Esperança, da Cidade de Goiás, o projeto Vivências Culturais – Ojó, Odé e Porancê Poranga recebe apoio do Criança Esperança em 2009.

‘Porancê’, “é reunião para dançar e cantar bonito”, explica a estudante Andressa Viana Soares. Além das danças e das rodas de canto, uma vez por semana, são desenvolvidos oficinas sobre as origens do povo brasileiro.

O projeto é formado por dois módulos: a vivência cultural africana e afrobrasileira – Ojó Odé com oficinas de estética afro (penteados, amarração e adornos), capoeira angola, culinária, tecelagem, cerâmica e máscaras, batik, roda de filosofia, língua yorubá e bantu, jogo do Wari.
E a vivência cultural indígena – Porancê Poranga com oficinas de trançados em palha, grafismo indígena e pintura corporal, culinária, cerâmica, criação de instrumentos musicais (maracás), estética (iguará poran) e adornos (colares, cocares e braçadeiras), brincadeiras e língua (Tupi Guarani).
Os dois projetos atendiam em média cerca de 250 crianças. Este ano foi possível ampliar em dez vezes a quantidade de vagas, oferecendo oportunidade não só para quem frequenta a Vila Esperança, mas também para alunos de escolas públicas da cidade.

Segundo Diretor Presidente, Robson Max, com parceria do Criança Esperança, foi possível “incrementar a aparelhagem de som, material para as oficinas, para tecelagem, o próprio barro para modelagem e as coisas de adorno”, explica.

Clique aqui para ver a matéria exibida no Jornal da Globo do dia 24 de agosto de 2009.

 

Comments are closed.

Powered by: Wordpress