Notícias

CRIATIVIDADE – Mudar a Educação, Transformar o mundo

IMG_20191031_221234406

Na noite de 31 de outubro, dia do Saci, teve lançamento de livro, manifestações artísticas e muita gente boa falando sobre criatividade e educação.  

IMG_20191031_210011923

Foi uma noite mágica, com presença de autoridades locais, pesquisadores e fazedores da educação, crianças, familiares e amigos. Todos reunidos para pensar um mundo mais criativo e transformador. O palco do teatro São Joaquim foi tomado por dança, poesia, circo e ciranda, tudo proposto pelas crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê a partir dos estudos em sala de aula, das pesquisas e visitas técnicas e das tardes de “Artes na Vila”.

Ao longo da noite ocorreram vários momentos de roda de conversas com a participação de Diego Elias, diretor do CIEJA Campo Limpo, de São Paulo; Renata Falleti, Robson Max e Rosângela Souza, representantes da Escola Pluricultural Odé Kayodê, de Goiás; Marilza Suanno, UFG, e João Henrique Suanno, UEG, da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC; Ernesto Nunes  pesquisador da Odé Kayodê e outros representantes da comunidade escolar.

IMG_20191031_203145665

Vila Esperança recebe reconhecimento internacional

A noite também foi de homenagens e o recebimento de certificados. A Escola Pluricultural Odé Kayodê recebeu os certificados de Escola Transformadora (Uma iniciativa da Ashoka, organização global que reúne empreendedores sociais de diversas partes do mundo e do Instituto Alana. O programa teve início nos Estados Unidos, em 2009, e de lá para cá espalhou-se por 34 países. Hoje conta com uma rede formada por mais de 280 escolas, sendo 21 brasileiras) e de Escola Criativa e instituição polinizadora de projetos inovadores e práticas educativas transformadoras, outorgado pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC, com sede na Universidade de Barcelona – Espanha.

IMG_20191031_212310608

Criatividade

A criatividade é uma das dez competências gerais da educação básica, conforme diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dar importância a essa habilidade é essencial, seja nas escolas ou na sociedade, uma vez que ela é considerada ferramenta crucial para que crianças, jovens e adultos desenvolvam maneiras de encarar a realidade e de solucionar problemas. Para o professor Pós-Doutor em Educação João Henique Suanno a “Criatividade não é um dom, é algo construído junto com as possibilidades que a criança tem. Por isso o papel da escola, de proporcionar espaços e processos de desenvolvimento da criatividade”. Para Josué, 07 anos, toda escola é criativa do seu jeito. Já o Eufrates, 09 anos, usou o microfone pra dizer que “Em uma escola ninguém controla a criatividade. Na Escola Pluricultural Epok Odé Kayodê a criatividade está em todos os lugares!”.

Veja todas as fotos desta noite no Facebook

Livro Digital “Criatividade. Mudar a educação, transformar o mundo”

Escrita por estudantes, professores, gestores de escola, pesquisadores, profissionais do setor social e professores universitários, a publicação aborda a importância da criatividade na transformação de realidades desiguais e como expressão da autoria e autonomia da comunidade escolar. Os capítulos abordam o tema propondo reflexões inspiradas nas experiências relatadas pelos 43 autores e autoras, que assinam os 16 textos da publicação. A pluralidade é uma das marcas da publicação, que retrata experiências ocorridas nas cinco regiões do país, representadas em cidades de 11 estados brasileiros: Manaus (AM); São Miguel das Matas (BA); Fortaleza (CE); Distrito Federal (DF); Cidade de Goiás (GO); Belo Horizonte (MG); Bananeiras (PB); Glória de Goitá (PE); Jacarezinho (PR); Porto Alegre e Viamão (RS); e São Paulo, Cotia e Campinas (SP). Além disso, o livro também traz uma experiência internacional ocorrida em Portland, nos Estados Unidos. Neste livro a Escola Pluricultural Odé Kayodê foi representada no capítulo “Educação multicultural: nos caminhos de uma Pedagogia da Festa” escrito por Renata Falleti, Robson Max e Rosângela Souza.

Acesse aqui o livro e faça o download gratuito.

74892396_2444592879133216_6859060538329006080_o

Logo Vila Transparente        LOGO EPOK fundo transparente

et-logo-318x60

  • FSZ_Logo2   LOGO4    Logo ChiesaIMG-20180223-WA0003grupo-de-solidariedade.jpg

Comments are closed.

Powered by: Wordpress