Notícias

Escola na Roça com crianças da Odé Kayodê e estudantes de Agroecologia do IFG

IMG-20191113-WA0028

Vivências na chácara Caminho das Águas, nos dias 12 e 13/11/19, com estudantes do 1º ano do curso técnico integrado ao ensino médio em agroecologia do IFG-câmpus Cidade de Goiás e crianças do primeiro ano, Turma Arara Vermelha, da Escola Pluricultural Odé Kayodê.

IMG-20191113-WA0044 IMG-20191113-WA0059 IMG-20191113-WA0052

Foram dois dias de imersão na vida do campo com muito trabalho e aprendizagem. Na terça, 12, a Turma Arara Vermelha coletou pequi, ordenhou a vaca, fez trilha ecológica, ouviu historias na mata, brincou no quintal e tomou banho de rio. Muita coisa? Ainda teve tempo para plantio de mandioca e amendoim. A tarde, antes de voltar pra casa, as crianças ainda receberam e deram as boas vindas aos estudantes do IFG. Veja mais fotos das crianças no facebook

grupo

Estudantes do 1º ano de agroecologia participam de vivência

Os estudantes do 1º ano do curso técnico integrado ao ensino médio em agroecologia do IFG-câmpus Cidade de Goiás participaram nos dias 12 e 13 de novembro de uma vivência agroecológica no sítio Caminho das águas, localizado no assentamento Novo Horizonte. A ação é uma parceria com a Associação Espaço Cultural Vila Esperança.

Segundo a professora Iara Pina o objetivo principal é aproximar os estudantes da vida cotidiana no campo estimulando a cooperação e solidariedade. Assim, toda a programação foi construída em diálogo entre eles, docentes e a equipe pedagógica do câmpus. “Tentamos fazer de maneira democrática, baseando-nos no trabalho como um dos princípios pedagógicos, dessa maneira, a preparação das refeições, limpeza e organização dos espaços foram realizados pelos próprios estudantes, como parte dessa proposta metodológica”.

Os dois dias foram preenchidos com uma programação extensa que envolveu desde o passeio em trilha para reconhecimento e identificação de espécies botânicas nativas do cerrado, a realização de ordenha de leite, gincana, banho de rio e atividades lúdicas. A recepção aos estudantes no primeiro dia foi feita pelas crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê, ligada ao Espaço Cultural Vila Esperança. Eles contaram como foram suas experiências no sítio e pediram para que nós do IFG cuidássemos bem do lugar.  “Foi nesse tom do cuidado entre as pessoas, a fauna e flora que toda a vivência foi conduzida”, explica a professora Iara.

Veja mais fotos da vivência no Facebook do IFG

Texto: Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás com informações da professora Iara Pina.

Veja mais fotos no facebook da Vila Esperança

Comments are closed.

Powered by: Wordpress