Ações

VIVÊNCIAS CULTURAIS – OJÓ ODÉ E PORANCÊ PORANGA

VIVÊNCIAS CULTURAIS – VÍDEOS

AFOXÉ AYÓ DELÊ

ANCESTRALIDADE

BRINQUEDOTECA

CAPOEIRA ANGOLA

CINE VILA

DANÇATERAPIA

ESCOLA P LURICULTURAL ODÉ KAYODÊ

ESCOLA NA ROÇA

EWÉ – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

FESTA DA TERRA

FILOSOFANDO

I NCLUSÃO DIGITA L

TORNAR-SE MULHERgrupo-de-solidariedade.jpg

RÁDIO DA VILA

SACYZADA

SAMBA DE RODA

XIRÊ IRITI LONÃ

 

Atividades desenvolvidas (atualizado em 09/05/2019)

Brinquedoteca Alegria do Povo – Faixa etária: de 4 a 12 anos. Oferecer tempo, espaço e estímulo para que a criança brinque. Atividades com jogos e brinquedos. Brincadeiras ao ar livre. Brinquedoteca ambulante Dança

Dança criativa – Faixa etária: de 4 a 16 anos.
Oficinas de dançaterapia para crianças, método Maria Fux Dançaterapia
Pintura e Artes Visuais – Faixa etária: de 4 a 12 anos.
Oficinas de Pintura. Método Closlieu –

Vivência Cultural Afrobrasileira Ojó Odé – Faixa etária: de 4 a 29 anos
Vivência de valorização das culturas africanas e afrobrasileiras. Valorização das raízes históricas e culturais do povo brasileiro e dos saberes e fazeres do patrimônio cultural imaterial. A atividade inclui contação de mito, oficinas de dança, percussão, capoeira angola, estética afro (penteados, torsos, moulage, adornos), culinária, tecelagem manual, Jogo do Ori, modelagem em barro.
Vivencia Cultural Indígena Porancê Poranga – Faixa etária: de 4 a 29 anos.
Vivência de valorização das culturas indígenas. Valorização das raízes históricas e culturais do povo brasileiro e dos saberes e fazeres do patrimônio cultural imaterial. A atividade inclui contação de mito, oficinas de dança, construção de instrumentos musicais, estética indígena (pintura corporal, adornos, saiotes, arte plumária), culinária, trançados em palha, brinquedos e brincadeiras indígenas, modelagem em barro, grafismo indígena.
Vivência na Roça – Faixa etária: de 4 a 14 anos.
Projeto de educação ambiental na Chácara Caminho das Águas do Espaço Cultural Vila Esperança. As crianças aprendem a cultivar plantas ornamentais, hortaliças e ervas curativas, flora, fauna (tirar leite, cuidar de galinhas, coelhos, cabras), coleta seletiva, compostagem, trilha na mata, preservação do meio ambiente. As crianças aprendem a cuidar da natureza e a usar os recursos de maneira sustentável, escutam a mata e tomam banho de rio, escutam causos e histórias e fazem na prática os que se estuda em sala de aula.
Rádio da Vila – Faixa etária: de 4 a 16 anos.
Oficinas de radialismo para crianças. Acesso aos meios de comunicação e capacitação para o uso de mídias. Gravação e edição do programa de rádio das criança da Vila que vai ao ar na Radio XIII de maio e na Rádio Vila Boa, todas as tardes de 2a a 6a, das 16 as 16:30. Oficinas de criação e produção de programas Youtube – Canal Youtube Radio da Vila
Capoeira Angola – Faixa etária: de 4 a 29 anos.
Oficinas de Capoeira Angola, com canto, percussão e construção de berimbaus. Capoeira com as crianças, adolescentes, pais e educadores.
Percussão – Faixa: de 4 a 29 anos.
Oficinas de percussão com atabaques, djembe, caxixi, xequere, agogô, e com instrumentos de percussão de material reciclado (tambores de lixo de plástico). Ensaios do Grupo Batalurê (com tambores reciclados) e do Afoxé Ayó Delê que sai pelas ruas de Goiás no segundo sábado de maio.
Cine Vila – Faixa: de 4 a 16 anos.
Cineclube direcionado a crianças e adolescentes com roda de conversa e pipoca.
Canto e música – Faixa etária: de 4 a 14 anos.
Oficinas de canto e música, segundo o Método Dalcroze, e formação do Coral Ayó Dudú da crianças da Vila.
Circo – Faixa etária: de 4 a 14 anos.
11
Oficinas de circo e malabarismo.
Teatro – Faixa etária: de 4 a 14 anos.
Oficinas de teatro.
Ancestralidade – Faixa etária: de 4 a 14 anos.
Atividade de pesquisa com os avós sobre os saberes e fazeres, patrimônio cultural imaterial. Valorização da sabedoria de nossos ancestrais. Festa dos Avós no mês de março.
Antropologia – estudos e atividades sistemáticas relacionadas à história dos povos indígenas e africanos, e estudo básico das línguas Tupi e Yorubá. O projeto tem o objetivo de promover a percepção da contribuição dessas culturas na formação do português falado no Brasil e suas regiões, assim como estimular uma nova maneira de pensar o mundo e a poética da comunicação, herdadas dessas tradições
Reciclagem – Faixa etária: de 6 a 16 anos.
Artesanato e Oficinas de artesanato com materiais reciclados e reciclagem.
Trabalhos manuais com reciclagem de materiais. Montagem da SUCATOTECA. Produção de brinquedos com material reciclado. Oficina de papel reciclado
Modelagem em barro – Faixa etária: de 4 a 16 anos
Oficinas de Modelagem em barro, tradição cultural da cidade de Goiás, valorizando a arte indígena e africana da região.
Saúde e prevenção – higiene e aparelho auditivo, dos cabelos e da cabeça, doenças da pele e doenças infantis em geral, prevenção e higiene bucal, escovação de dentes no Escovódromo e atividades de Saúde (campanhas, por exemplo, contra o piolho). Educação sexual para a criança e adolescente. Educação Sanitária e Nutricional e acompanhamento com as famílias das crianças. As ervas que curam. Comida da Alma – Alimentação – Projeto de Integração alimentar e Educação à alimentação. Oficinas de culinária com as crianças, o ritual e a arte da preparação da comida, da mesa e do comer.
Projeto Escola Pluricultural Odé Kayodê – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, crianças de 4 a 12 anos, escola comunitária particular gratuita, reconhecida pelo MEC desde 2004. 5 turmas no turno matutino

Artes na Vila – Educadores (as) do Espaço Cultural Vila Esperança e parceiros (as) do Casarão Cultural Rosinha do Brejo oferecem vivências artísticas às crianças e pré-adolescentes. Saiba mais clicando aqui.

artes na vila_facebook perfil

Powered by: Wordpress