
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade e Equidade Étnico-Racial da Cidade de Goiás (COMPIEER) reuniu no dia 15 de maio de 2025, no auditório da UEG – Unidade Universitária Cora Coralina, educadores, lideranças, representantes de povos tradicionais e da sociedade civil em um importante momento de escuta, mobilização e construção coletiva de políticas públicas voltadas à promoção da equidade.

Educadores do Espaço Cultural Vila Esperança e da Escola Pluricultural Odé Kayodê marcaram presença ao longo de toda a conferência, reforçando seu papel histórico na luta por uma educação antirracista, pluricultural e decolonial, em sintonia com os territórios e saberes ancestrais. A participação foi pautada pela escuta ativa e pela proposição de estratégias efetivas para garantir direitos e promover justiça racial em nível municipal.

Abrindo os trabalhos da COMPIEER, o educador Fernando Serafim emocionou o público com uma performance artística que reafirma a centralidade da arte como instrumento de denúncia, memória e resistência. Em outro momento marcante, o Babalorixá Robson Max, também educador da Vila Esperança/Odé Kayodê, conduziu o Grupo de Trabalho (GT) sobre religiões de matriz africana, promovendo reflexões profundas sobre intolerância religiosa e a importância do reconhecimento e valorização das tradições afro-brasileiras. O educador cultural Ronaldo Oliveira também conduziu um GT “Estratégias para a garantia de direitos culturais da população negra e indígena”.

A 4ª COMPIEER se consolidou como espaço fundamental de fortalecimento da democracia e de afirmação do compromisso coletivo com a reparação histórica e a equidade étnico-racial. Ao lado de movimentos sociais, coletivos e representantes institucionais, a presença dos educadores da Vila/Odé Kayodê reafirma que o caminho para uma Cidade de Goiás mais justa e plural passa pela escuta, pelo diálogo e pelo protagonismo dos povos e comunidades tradicionais.
