
No dia 05 de junho, aconteceu o segundo encontro do projeto Literatura Infantil e Cerrado com as Turmas Canarinho e Beija-flor! A leitura da história Deu Queimada no Cerrado, de Diane Valdez, foi conduzida com muito carinho por Joyce de Almeida Borges, mãe da Amália. As crianças refletiram sobre os perigos do fogo e a importância de cuidarmos do nosso Cerrado.

No dia 22/05/2025, a Escola Pluricultural Odé Kayodê recebeu a participação da Joyce, mãe da Amália, em mais uma aula especial com a presença das famílias. Foi o incício do projeto Literatura Infantil e Cerrado, coordenado por Joyce de Almeida Borges do Câmpus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás, tem como objetivo proporcionar às crianças da Educação Infantil experiências significativas de leitura que valorizem o bioma Cerrado.
A iniciativa busca, por meio da leitura oral e de dinâmicas interativas, aproximar os pequenos leitores dos saberes, das tradições e da biodiversidade do Cerrado, promovendo uma educação ambiental sensível e lúdica desde a infância.
Com obras como Menino do Cerrado, Deu Queimada no Cerrado e O Coração do Cerrado, o projeto incentiva a construção de vínculos afetivos com o território, reconhecendo sua importância ecológica e cultural.