Notícias

Cine Vila Apresenta: Programação Especial Mês do Índio

O CineVila está com uma programação especial este mês, voltada para a temática indígena. Estão sendo apresentados os filmes “Pajerama” e os “Vídeos nas Aldeias”. Participe! A entrada é gratuita.

Pajerama de Leonardo Cadaval – 2008, 9 min

Um índio passa por uma torrente de experiências estranhas, revelando mistérios a respeito do tempo e espaço.

Vídeo nas Aldeias


Antropofagia Visual 1995 / 17min. / Enawenê-Nawê

O projeto Vídeo nas Aldeias introduz o vídeo entre os índios Enauenê Nauê, grupo ainda isolado no norte de Mato Grosso. Extrovertidos, os índios reagem à presença da câmera com um espírito performático surpreendente: muita palhaçada e uma encenação de ataques dos seus vizinhos, os Cinta- Larga. À medida que se acostumam a assistir filmes de ficção, resolvem produzir seu próprio filme.

A Festa da Moça 1987 / 18min. / Nambiquara

O vídeo retrata o encontro dos índios Nambiquara com a sua própria imagem durante um ritual de iniciação feminina. A “moça nova “ permanece reclusa desde sua primeira menstruação, até as aldeias aliadas virem celebrar o fim da sua reclusão. Ao assistirem suas imagens na TV, eles se decepcionam e criticam o excesso de roupa. A festa seguinte é realizada e registrada com todo o rigor da tradição. Eufóricos com o resultado, eles resolvem retomar, diante da câmera, a furação de lábio e de nariz dos jovens, costume que haviam abandonado há mais de vinte anos.

MARANGMOTXÍNGMO MÏRANG Das crianças Ikpeng para o mundo

2001 / 35min. / Ikpeng

Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.

http://www.videonasaldeias.org.br

logo

Comments are closed.

Powered by: Wordpress