Notícias

“A Vila e eu” – Marcela Rizzo Godinho conta como foi estudar na Escola Pluricultural Odé Kayodê

A  VILA  E  EU

Olá, meu nome é  Marcela. Tenho  9 anos, estou no  5º ano, na Turma  Beija – flor.  Sou de estatura  média,  tenho cabelos castanhos,  olhos pretos  e gosto muito da Vila e de tudo que ela oferece. Não tem coisas ruins aqui.

Cheguei aqui aos quatro anos de idade fui recepcionada com muita alegria e arte no Ilê Fun Fun Passei todos os dias pela Praça dos Ancestrais onde era abençoada por eles e recebia energia para  aprender na Escola Pluricultural Odé Kayodê  que por  sinal significa “caçador que trouxe alegria” .(…Por tanto amor por tanta emoção a vida me fez assim…)

E foi assim, com esssa grande alegria que participei das vivências africanas no Quilombo . (…Dudu mo Dudu talaé Có ô…Dudu mo Dudu talaé Có ô ) e vivências INDÍGENAS na OCA PORANGA que fica na aldeia ( NHADESI Nhaderu  xeopô  momaiteí toriba pupe cê ta emboetê  perera  toreô!) .

Foi na Brinquedoteca Alegria do Povo que vivi grandes momentos da minha infância , um lugar onde podia inventar uma nova  história no meu mundo imaginário de criança porque ( …”ser criança e ter direitos de brincar sonha e ser feliz” …)

Do lado da Brinquedoteca tem Caminho das Águas um lugar azul e fresco , que dá tranquilidade e me lembra a música …”eu vou navegar eu vou navegar nas ondas do mar eu vou navegar”…

Ah! Como é bom poder ser criança brincar e aprender B A BÁ na Praça Vermelha .

Quando falo desse lugar lembro de música , poesia , ciranda , brinquedo , geometria , matemática ,história e muita alegria , pois aí também tem o Jardim das Formas o que deixou meu aprendizado ainda mais divertido … “Aqui é onde o sol descansa amarra sua luz no veio do horizonte …caminho de paz…

Casa das Ervas nunca vi em escola nenhuma, mas aqui na Vila não podia faltar, um lugar em que não mostrasse o poder das folhas, da natureza, da nossa vida. Ewê ô!

Aprendi muito!

No Ilu Ayê estudei fiz capoeira, dancei Maculelê .. “O boa noite pra que é de boa noite o bom dia para que é de bom dia …

Esse lugar fica escondido atrás de um lindo castelo cheio de magia e criatividade, onde aprendi ler, escrever, e contar brincando. Para completar na porta do castelo tem uma praça com o nome da mestra Maria Fux mulher que nos dá de herança o poder de conhecer e respeitar nosso corpo e nosso limites .

O Parquinho que delícia! Foi um lugar que tive os melhores momentos da minha vida! …Aqui um outro mundo é… possível se a gente quiser…

Passei muitas vezes pela Avenida das Américas, revivi minhas origens e apresentei no Território Livre .

E as festa? Festas dos Avós , carnaval , sarau  de poesias , assembléia , festa das mães , festas das crianças … isso tudo acontecia no circo .

Aí perto tem o cinema, que legal! Vi filmes, ouvi histórias, acompanhado com pipoca e aluá…

Mas não é só isso, ainda tem o Memorial Africano, um paraíso repleto de cores, cultura e beleza.

Depois de viver tudo isso ainda tenho o privilegio de ser a presidente mirim da Vila, título que me deixa honrada por ser reconhecida como criança merecedora de tanta importância!

Então encerro minhas palavras com uma música que nunca vou esquecer e resume toda essa história… “Vila Esperança, Vila Esperança você é, você é, Pluricultural, Pluricultural, Odé Kayodê, Odé Kayodê “

Essa foi minha mensagem para a Vila que é Odaara , que busca seus objetivos (Okearô)  e é cheia de Ayó !

Agradecendo…

Vila não sei como agradecer por tudo que você fez para mim.

Estou muito grata a todos aos meus amigos, professores e principalmente a Vila Esperança e a Escola Pluricultural Odé Kayodê.

Amei todo esse tempo que fiquei aqui.

O meu aprendizado foi muito bom, a minha família agradece e eu também. Agradecemos a todos vocês de tudo que eu aprendi até hoje!

Obrigada !

Marcela Rizzo Godinho, dezembro de 2010

Comments are closed.

Powered by: Wordpress