Notícias

Atividades presenciais na Odé Kayodê

Na quinta, 04 de novembro de 2021, ocorreu a primeira atividade presencial com crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê. Desde março de 2020 as atividades estavam acontecendo de maneira on-line devido às medidas de distanciamento necessárias para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus transmissor da doença Covid-19.

Nesta primeira atividade estiveram presentes as crianças mais velhas, da turma Pica-Pau. Segundo a educadora Adriana Rebouças “foi e está sendo emocionante. A proposta de hoje do Fernando foi de reforçar combinados, compartilhar sentimentos… encontro de coração pulsantes. Como é forte a energia dos lugares quando habitados… até as cores mudam. Que seja um tempo de aprendizagens, convivência, principalmente que seja um tempo feliz…”

A atividade faz parte do plano de retorno presencial gradual que envolverá todas as crianças da Odé Kayodê, com atividades ocorrendo com grupos menores nos espaços da escola e outros locais do Espaço Cultural Vila Esperança, respeitando as medidas de proteção e os protocolos sanitários. O ensino continuará sendo remoto durante o último bimestre de 2021 com algumas atividades presenciais. O plano de retorno presencial gradual foi construído conjuntamente pela equipe gestora, educadores e familiares em reuniões realizadas por videoconferência.

Movimento de retorno gradual das atividades presenciais

Durante o mês de outubro de 2021 a equipe gestora e educadores da Odé Kayodê, atentos aos movimentos locais e globais, aprofundaram os estudos e desenvolveram um projeto inicial de retorno gradual das atividades presenciais. Para esta elaboração foi ouvido o posicionamento de cada membro da equipe. As informações nesta data davam conta de que no município de Goiás, de acordo com os dados da prefeitura do dia 29/09/2021, 94,07% da população vacinável havia tomado a primeira dose e 57,69% tinham duas doses.

No dia 22 de outubro foi realizada uma assembleia geral reunindo, por videoconferência, equipe educativa e familiares das crianças. Foi ouvido cada familiar com a proposta de construção coletiva de um possível retorno gradual das atividades presenciais. Na semana seguinte ocorreram reuniões virtuais com os familiares de cada turma da Odé Kayodê para estabelecimentos dos dias, horários e de que forma se dariam os encontros presenciais. Desta forma, foi decidido coletivamente pelo retorno de atividades presenciais que iniciaram com as crianças maiores no dia 04 de novembro e, com o restante das crianças, na semana seguinte, obedecendo os protocolos de segurança e intercalando dias e horários de forma que os estudantes estarão na escola somente com o grupo de sua respectiva turma.

Comments are closed.

Powered by: Wordpress