Notícias

VIVÊNCIA CULTURAL CELEBRA NOSSOS AVÓS

Com presença dos vovôs e vovós, as crianças da Vila Esperança (Goiás/Go) tiveram a tarde de cultura afrobrasileira do dia 24 de março de 2010 totalmente em homenagem aos nossos ancestrais.

O mito contado pelo Griot foi de Nanã, Orixá que representa a mãe da mãe e que deu seu barrinho para que Oxalá criasse os seres humanos. Por isso, quando morremos devolvemos esse barrinho à terra, para que Nanã comece tudo novamente no círculo da existência.

As quase 100 crianças presentes (entre alunos da vila e crianças da rede pública de ensino) participaram das oficinas de modelagem no barro, percusão, jardinagem, tecelagem e aprenderam a fazer a galinha d’angola com material reciclado.

A novidade foi a oficina de bordado. Nela, crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê (da Vila Esperança) aprenderam a bordar em fronhas, um presente para os avós dormirem com a cabecinha no trabalho de seus netos. Um jeito lúdico e afetivo de se aprender um trabalho manual bonito e de grande apreciação no interior de Goiás. Vale resaltar que não só meninas mas também os meninos participaram da oficina, evidenciando um passo adiante para o fim dos preconceitos em relação a gênero.

crianca_esperanca

Comments are closed.

Powered by: Wordpress