Notícias

Sacyzada na Vila Esperança é inspiração para artistas

Música, livro, programas de rádio já foram feitos no Brasil e exterior tendo como tema o Sacy na Vila Esperança.

O Sacy é o personagem central de um universo cultural brasileiro que envolve lendas, contos, saberes e fazeres populares. Em Goiás, na Vila Esperança, o Sacy traz tudo isso para os estudos e vivências da cultura brasileira. Na Escola Pluricultural Odé Kayodê o mês de agosto é especial de volta às aulas, de ventania e de início das atividades da Sacyzada.  

Na Sacyzada partilhamos conhecimentos sobre a nossa cultura, que se apresenta através das linguagens artísticas das mais diversas: artes plásticas, dança, teatro, música, literatura… A cultura para nós, ‘entra pela porta da frente’ da instituição educativa, está nos saberes e na sensibilidade que todo o mundo tem e é essencial para a compreensão e utilidade do conhecimento sistematizado que a escola oferece. O projeto Tradições Populares nasceu junto com a Vila Esperança, tem por objetivo fazer-se reconhecer a identidade e a nossa história, de povo brasileiro, de cultura plural, com características advindas dos povos indígenas, africanos e europeus.

PROGRAMA DE RÁDIO SOBRE O SACY RECEBE PRÊMIO NACIONAL

Em 2011 o Nossa Onda – Concurso de Apoio à Produção de Obras Radiofônicas Inéditas contemplou o “O Sacy na Vila Esperança”, programa produzido na Rádio da Vila do Espaço Cultural Vila Esperança. Iniciativa do Ministério da Cultura, o edital Nossa Onda apoiou a produção de 52 projetos de programas radiofônicos de todo o Brasil.

—————————————————————————

MÚSICA “O SACI NA CAPOEIRA” DE ADALTO BENTO LEAL

O cantor e compositor Adalto Bento Leal homenageou a Vila Esperança com uma música no seu CD “Outros Sonhos, outros sons”. Adalto conhece o trabalho da Vila Esperança a anos e já se apresentou na Sacyzada, a qual lhe inspirou na criação da canção “O Saci na Capoeira”.

—————————————————————————–

LIVRO E CD FORAM LANÇADOS NA ITÁLIA

Quem também já participou da Sacyzada na Vila Esperança foi Elisabetta Garilli, que lançou na Itália o livro “Jaipur e la macchina avvisavento”, uma obra infantil que conta a história de um personagem bem parecido com o Sacy. O livro também vem com um CD Áudio Book da história contendo músicas na voz de Enrica Compri.

Page0000

 

Comments are closed.

Powered by: Wordpress