Notícias

A Escola Pluricultural Odé Kayodê sob uma ótica decolonial, complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa.

IMG_6832

Roda de conversa sobre a pesquisa de mestrado desenvolvida por Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana

Na noite do dia 24 de julho de 2019 ocorreu uma roda de conversas no Quilombo do Espaço Cultural Vila Esperança como devolutiva da pesquisa realizada por Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana sobre a Escola Pluricultural Odé Kayodê. Participaram da roda educadores da escola, pais, estudantes e egressos, professores do Instituto Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal de Goiás.

A dissertação de mestrado de Jonathas intitulada “CADERNOS, TRANÇAS, FLECHAS E ATABAQUES: a Escola Pluricultural Odé Kayodê sob uma ótica decolonial, complexa, transdisciplinar, intercultural e criativa” foi orientada pelo Prof. Dr. João Henrique Suanno e apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás em 2018 em Anápolis.

A roda de conversas no Quilombo da Vila Esperança (que contou com a participação de Robson Max, antropólogo e diretor do Espaço Cultural Vila Esperança; e dos professores João Henrique e Marilza Suanno) acorreu de forma muito democrática com Jonathas expondo os referenciais que embasaram a pesquisa e algumas de suas observações a respeito da metodologia e prática da EPOK. A todo o momento os educadores e demais professores interviam com considerações o que favoreceu um diálogo realmente feito em roda, contribuindo para o pensar sobre o que se está sendo alcançando e o que pode melhorar na atuação da escola da Vila Esperança.

Leia aqui a dissertação (leitura indispensável)

IMG_6848 

Reconhecimento da EPOK pela Rede Internacional de Escolas Criativas

Na mesma noite foi anunciado que a Escola Pluricultural Odé Kayodê receberá um Certificado de Escola Criativa e instituição polinizadora de projetos inovadores e práticas educativas transformadoras, outorgado pela Rede Internacional de Escolas Criativas. A escolha da EPOK para recebimento deste reconhecimento ocorreu no início do mês de julho na Universidade de Barcelona onde o Prof. Dr. João Henrique Suanno apresentou a Escola da Vila Esperança na mesa “Diálogo de experiências criativas”.

Prof João Henrique Suanno na Universidade de Barcelona

Prof João Henrique Suanno na Universidade de Barcelona

Rede Internacional de Escolas Criativas

O professor João Henrique Suanno integra a Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC Brasil a qual é vinculada à Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC, com sede na Universidade de Barcelona – Espanha, e ao Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras. A Red Internacional de Escuelas Creativas – Construyendo la Escuela del Siglo XXI – RIEC é uma comunidade comprometida com o passado, o presente e o futuro da sociedade e da educação, sendo coordenada pelo Professor Saturnino de La Torre, catedrático emérito e membro do Grupo de Investigação e Assessoramento Didático – GIAD da Universidade de Barcelona – Espanha. A RIEC tem a intencionalidade de investigar escolas criativas e contribuir para o reconhecimento e a socialização de projetos e processos institucionais, construídos coletivamente e que sejam transformadores, fruto de uma nova consciência nutrida por uma cultura de mudança, uma cultura transformadora. Os princípios que inspiram a RIEC são sustentabilidade, ecologia dos saberes e ruptura com a lógica da fragmentação disciplinar do conhecimento, tendo como documento base o Decálogo sobre Transdisciplinariedade e Ecoformação (2008, 2011). Sua missão é identificar escolas que possuem uma visão transformadora e criativa da educação e da sociedade a partir do próprio entorno. Fonte: www.escolascriativasriec.com.br

flyer

67246074_2320428751343891_5461200596474265600_o

Roda de análise multidimensional da EPOK (elaborado por Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana)

Roda de análise multidimensional da EPOK (elaborado por Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana)

Comments are closed.

Powered by: Wordpress