Rádio da Vila

Atuando conjuntamente com a Escola Pluricultural Odé Kayodê, no Espaço Cultural Vila Esperança em Goiás, a Rádio da Vila propicia espaço democrático à criatividade infantil, garantindo ambiente favorável para as crianças expressarem suas opiniões a sua maneira, colaborando para a construção de cidadania e de postura ativa e transformadora frente às aprendizagens adquiridas na escola, fora dela e no ambiente da rádio, por meio de uma formação crítica e comprometida com as mudanças sociais. Inclui as crianças em todas as etapas das produções radiofônicas, estimulando a pesquisa de temas a serem veiculados na rádio, valorizando e respeitando gêneros, etnias, religiosidades, orientação sexual, buscando o empoderamento e o fortalecimento das identidades. Propicia o desenvolvimento de leitura fluente, de compreensão ampla de mundo, de sociabilidade e de capacidade de expressão clara e segura em todos os ambientes da sociedade, estimulando o diálogo em situação de equidade entre crianças e adultos. A Rádio Da Vila nasceu em 2006 no Espaço Cultural Vila Esperança, na cidade de Goiás, antiga capital do estado. Sua proposta é propiciar espaço à criatividade das crianças. É uma rádio feita por criança para criança. As meninas e meninos através das oficinas de comunicação criam os programas, gravam e editam, usando o microfone e o computador como instrumentos de aprendizagem. As produções são diariamente ouvidas e debatidas nas rodas de início do dia na Escola e dão origem a um programa que vai ao ar de segunda a sexta as 11:40h pela Rádio Comunitária Vila Boa Fm 87,9. Os programas também podem ser ouvidos via internet pelo site Radiotube, que integra ações de comunicação e cidadania do Brasil e América Latina. Desde 2018 temos também o canal Rádio da Vila Esperança no YouTube, mais um espaço para criatividade das crianças.

CLIQUE AQUI E ACESSE O CANAL RÁDIO DA VILA ESPERANÇA NO YOUTUBE

Prêmios Recebidos

2011 – Nossa Onda – Concurso de Apoio à Produção de Obras Radiofônicas Inéditas – contemplou o radioconto “O Sacy na Vila Esperança”.

2016 – Projeto de Comunicação Educativa Rádio da Vila foi ganhador do 2º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil.

2018 – Projeto Pequenos Youtubers – Comunicação Educativa Rádio da Vila Esperança foi vencedor do III Prêmio de Inovação Comunitária da BrazilFoundation.

Powered by: Wordpress