Rádio da Vila

OUÇA A “RÁDIO DA VILA” EM TEMPO REAL TODOS OS DIAS, DE SEGUNDA À DOMINGO, AS 16:30  PELA “TREZE 105,9 FM” CLICANDO AQUI._DSC0035

Ouça nossos programas no RadioTube.org.br

Rádio da Vila – Diferentes tipos de cabelos

Crianças e pré-adolescentes discutem o tema Intolerância Religiosa


Existe vida em outros planetas? A criançada responde.

O QUE VOCÊ QUER SABER – O Piolho 26_08_2015

A RÁDIO DA VILA nasceu no Espaço Cultural Vila Esperança em Novembro de 2006. Desde o início sua proposta é dar espaço à criatividade das crianças. É uma rádio feita por criança para criança. As meninas e meninos através das oficinas de comunicação criam os programas, gravam e editam, usando o microfone e o computador como instrumentos de aprendizagem. O Projeto de Comunicação Educativa Rádio da Vila possibilita, junto à Escola Pluricultural Odé Kayodê, o desenvolvimento da escrita, da leitura e da expressão verbal, bem como é um espaço de reflexões, criação e difusão de saberes.

A Rádio da Vila funciona por meio de um sistema de som interno do Espaço Cultural Vila Esperança (rádio de pátio) e as produções são diariamente ouvidas e debatidas nas rodas de início do dia na Escola Pluricultural Odé Kayodê.  As produções das oficinas de comunicação educativa dão origem ao programa Rádio da Vila, que vai ao ar de segunda à segunda para toda a cidade de Goiás pela Rádio Educativa 13 de Maio 105,9 Fm as 14:30 horas, e as sextas pela Rádio Comunitária Vila Boa Fm 87,9 as 16:00. Os programas também podem ser ouvidos via internet pelo site Radiotube, que integra ações de comunicação e cidadania do Brasil e América Latina. A programação da Rádio da Vila conta com espaços que possibilitam aprender brincando como “O que você quer saber?”, “Brincadeira do dia”, “Vila Cultural”, onde curiosidades trazidas pelas crianças viram objetos de pesquisa para as produções. Nas radionovelas como “O Camaleão Sabidão”, “Clube do Tatu” e “A Fantástica Aventura de Mani”, as crianças reinventam suas próprias vidas, aquilo que elas vivem ou gostariam de viver. Há ainda programas de debate como “Criança dá Trabalho” em que meninas e meninos dão suas opiniões sobre assuntos como: machismo, intolerância religiosa, homofobia, redes sociais, direitos das crianças entre outros temas. A Rádio da Vila é um meio de comunicação educativo, lúdico, que inclui a participação das crianças em todas as etapas do processo (criação e planejamento, captação e edição dos programas) possibilitando vez e voz à infância, respeitando as crianças como sujeitos completos, que tem suas opiniões, sua criatividade e que são capazes de realizar algo significativo que impacta a vida de outras pessoas por meio da radiodifusão.

20140128_090426Rádio da Vila

IMG_5218

A Rádio da Vila faz parte da Rede de Cidadania Nas Ondas do Rádio. Através do CRIAR BRASIL se integraram 700 rádios numa sintonia que leva aos ouvintes, especialmente aos jovens, informações que podem contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. Adolescentes de projetos sociais atuam na produção e como correspondentes do programa.

Rádio da Vila ao vivo na Rádio 13 de maio 105,9 Fm no dia 11/10/2012.

André, Andressa, Frederico, Isadora e Zara homenagearam todas as crianças, de todas as idades, em um programa especial. Houve participação de pais e crianças pelo telefone e facebook.


Radioconto “O Sacy na Vila Esperança”

Em 2011 o Nossa Onda – Concurso de Apoio à Produção de Obras Radiofônicas Inéditas contemplou o “O Sacy na Vila Esperança”, programa produzido na Rádio da Vila do Espaço Cultural Vila Esperança. Iniciativa do Ministério da Cultura, o edital Nossa Onda apoiou a produção de 52 projetos de programas radiofônicos de todo o Brasil.

Gravações na Rádio da Vila – Vila Esperança

 

radio da vila logo_2014_10

Powered by: Wordpress