Notícias

Vila Esperança recebe prêmio do Iphan / Minc em Brasília

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Ministra da Cultura participou da cerimônia de premiação no dia 19 de outubro de 2011

A Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, reuniu mais de 2,4 mil pessoas em homenagem aos sete vencedores da etapa nacional da 24ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, editado anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura.

O Prêmio é um estímulo a pessoas e instituições que não medem esforços para desenvolver e implantar ações preservacionistas e de educação patrimonial. Este ano, inserida nas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente, a edição presta uma homenagem aos 100 anos de nascimento do artista plástico Carybé.  A cerimônia também foi o espaço para a entrega do Prêmio Viva Meu Mestre, uma parceria do Iphan com a Fundação Cultural Palmares e as Secretarias de Identidade e Diversidade Cultural e de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, em apoio à transmissão dos conhecimentos tradicionais ligados à prática da Capoeira.

Organização da sociedade

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, recepcionaram os premiados e ressaltaram a importância de compartilhar a gestão e a preservação do patrimônio cultural do Brasil. Para a ministra, o grande número de ações inscritas na premiação, 230 neste ano, demonstra uma maior organização da sociedade na preservação e valorização da diversidade cultural. Ela disse ainda que “essas são criativas soluções das comunidades que buscam preservar o que há de mais rico: sua própria identidade”.

Ressaltando que patrimônio é uma construção da sociedade brasileira, o presidente do Iphan lembrou que, ao longo dos anos, o conceito de patrimônio evoluiu e hoje a sociedade tem grande responsabilidade em sua gestão e preservação. Por isso, para Luiz Fernando de Almeida, “o Prêmio Rodrigo é o reconhecimento das iniciativas bem sucedidas de recuperação do patrimônio cultural brasileiro para além das ações do Iphan”.

Após a entrega dos prêmios, a cantora Renata Jambeiro e o sambista carioca Diogo Nogueira, com a turnê Sou Eu, encerraram a festa com grande participação e animação dos premiados e do público que lotou o Teatro.

Projeto de Educação Patrimonial da cidade de Goiás recebe prêmio do Iphan

Espaço Cultural Vila Esperança trabalha cidadania e autoestima de crianças jovens e adultos valorizando a cultura afrodecendente e indígena
Um dia da caça; outro do caçador. O ditado popular é bastante conhecido, mas para o Espaço Cultural Vila Esperança, na periferia da cidade de Goiás, o que importa mesmo é o Ojó Odé, que em língua africana Iyorubá significa Dia do Caçador. Esse é o dia da busca de si mesmo, da identidade individual e coletiva. No percurso educativo desenvolvido pela Vila Esperança, este é o dia especialmente dedicado à cultura afrobrasileira que, de forma lúdica e prazerosa, valoriza a pessoa humana, mantendo vivas suas memória e seu patrimônio cultural. É nesse contexto que o projeto Ojó Odé e Afoxé Ayó Delê: Vivências Afrobrasileiras tornou-se o vencedor nacional da 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, instituído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, na categoria Educação Patrimonial.
A premiação será no próximo dia 19 de outubro na Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, a partir das 18h30, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. O prêmio é constituído por um troféu, um certificado e R$ 20 mil. Vencedores e público serão brindados com shows da cantora Renata Jambeiro e do sambista carioca Diogo Nogueira, com a turnê Sou Eu.
A Associação Espaço Cultural Vila Esperança fica em uma área de 14 mil metros quadrados que abriga construções, jardins e elementos arquitetônicos que fazem referência às culturas indígenas e principalmente afrobrasileiras. Há mais de 20 anos desenvolve um trabalho educativo, cultural e artístico, direcionado às crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade local, focado na valorização das origens do povo brasileiro com ênfase nas matrizes africanas e indígenas. As Vivências Afrobrasileiras buscam contribuir na formação da cidadania das crianças, no reconhecimento da cultura de origem africana e no crescimento de sua autoestima.
Desde 2000, a alegria, a beleza e o axé do cortejo do Afoxé Ayó Delê desfila pelas ruas de Goiás, superando preconceitos e alargando olhares. A saída do Afoxé acontece sempre ao final de um ano inteiro de ensaios, oficinas, estudos, que acontecem semanalmente durante a Vivência Cultural afrobrasileira – Ojó Odé. Desta forma, o Afoxé é o ponto alto de um processo educativo, vivenciado como atividade cultural que a Vila Esperança, com crianças e adultos cantando versos em língua africana Iyorubá e dançando ao som dos tambores, agogôs e agbês que soam no ritmo Ijexá. Eles festejam o trabalho do ano todo ligados a temas das culturas afro-descendentes e indígenas, como vivências, pesquisa histórica, mitos, tradições, músicas e cantos, danças e código gestual, artes plásticas e utilitárias, etnobotânica e ecologia.
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987 e realizado a cada ano pelo Iphan, tem por objetivo a valorização do patrimônio histórico e cultural do Brasil. Este
ano, o prêmio está inserido nas comemorações do Ano Internacional dos Afrodescendentes e homenageia os 100 anos de nascimento do artista plástico Carybé.
A premiação de abrangência nacional promove o reconhecimento de ações de preservação e educação patrimonial que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, são registradas e divulgadas para toda a sociedade. A edição deste ano recebeu 230 inscritos. Os sete vencedores passaram pela avaliação estadual, nas superintendências do Iphan, sendo selecionados entre os 81 projetos finalistas que foram avaliados pela Comissão Nacional de Avaliação, que no último dia 15 de setembro, indicou os premiados de cada uma das categorias.
Na cerimônia do dia 19, o Iphan também fará a entrega do Prêmio Viva Meu Mestre, uma iniciativa de estímulo e fortalecimento da tradição cultural da Capoeira, valorizando os mestres da tradição e reconhecendo sua contribuição para a cultura nacional.


www.iphan.gov.br | www.twitter.com/IphanGovBr

Comments are closed.

Powered by: Wordpress