Notícias

Vila Esperança participa da criação do Coletivo Interinstitucional LGBTT da Cidade de Goiás

coletivo lgbtt

Foi assinado no último dia 28 de junho, no encerramento do Ciclo de Formação em Sexualidade e Relações de Gênero na Educação, o documento que formaliza a criação do Coletivo Interinstitucional LGBTT Nim, o nome é uma homenagem ao dono do bar Morro do Macaco Molhado, falecido nesse ano. O IFG participa ativamente das atividades do Coletivo por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares (NEPET). Também estão envolvidas outras instituições do município como a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Espaço Cultural Vila Esperança.

Durante todo o mês de junho foram realizados ciclos de debates que discutiram a temática entre os estudantes do ensino médio e universitários. Segundo o professor de Geografia do IFG, Alemar Moreira, o objetivo é organizar os estudantes no Coletivo com intuito de formá-los para agir de maneira consciente e reflexiva no enfrentamento à homofobia. “É necessário refletir a respeito das categorias básicas no trato de questões relacionadas a interseccionalidade e às questões ligadas ao empoderamento e à afirmação de suas identidades LGBTTs”.

Nos encontros foram debatidos temas como relações de gênero; interseccionalidade: gênero, sexualidade, raça e etnia; combate a lesbo-trans-homofobia; experiência de criação do Coletivo LGBT Triângulo Rosa no IFG – câmpus Goiânia. As conversas foram mediadas por professores estudiosos do tema das três instituições envolvidas, além de militantes que falaram de suas experiências pessoais na luta contra o preconceito.

Para Alemar, o principal objetivo do Coletivo é dar visibilidade à necessidade de se tratar o tema com ações voltadas para a educação, envolvendo estudantes e a comunidade em geral em atividades conscientes que demonstrem o compromisso das instituições de ensino com as demandas dos movimentos sociais.

Fonte: Comunicação Social IFG Câmpus Cidade de Goiás.

http://www.ifg.edu.br/goias/index.php/component/content/article/1-latest-news/2018-coletivo

Comments are closed.

Powered by: Wordpress