Notícias

Lanche com vovó e vovô

Na sexta-feira, dia 1 de abril, realizamos um lanche com os avós, aqui na Odé Kayodê. Foi uma tarde para agradecer o vovô e a vovó, e também o encerramento do Projeto Ancestralidade 2022. Cada turma preparou uma apresentação com poemas, músicas e palavrar de carinho. E cada família trouxe uma gostosura para compartilhar. Nós preparamos, também, um presente para os avós: um vaso com uma planta que entregamos neste dia. Foi uma tarde inesquecível, que também mostrou o resultado de um tempo de estudos e trabalhos. Texto coletivo das crianças do 3º e do 4º ano.

O projeto Ancestralidade 2022 teve certa culminância com um encontro no dia 01 de abril, com os avôs e as avós das crianças aqui na escola. Fizemos em dois momentos para evitarmos grandes aglomerações e assim diminuir os possíveis riscos de contaminação da Covid 19. As crianças de Educação Infantil e 1º ano encontraram com os avós no período matutino e o 2º, 3º e 4º ano no período vespertino.


Esta ação dialoga diretamente com o objetivo proposto pelo projeto Ubuntu: tempo de regar esperança, visto que por meio do projeto Ancestralidade foi possível assegurar condições para o desenvolvimento de formação multicultural por intermédio de atividades educacionais, sociais e culturais, contribuindo para o alcance da emancipação intelectual e cultural de crianças e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social, e que tiveram suas vidas impactadas pela Pandemia. Foi uma proposta muito rica que proporcionou o encontro inter-geracional, encontro e valorização dos idosos, valorizando o aspecto geracional durante as vivências, oportunizando a convivência entre pessoas de idades diferentes, na transmissão dos saberes tradicionais. Reconhecendo e resinificando o conceito de patrimônio que hoje está presente no imaginário da população da Cidade de Goiás, passando a contemplar outros territórios culturais existentes no Município de Goiás, que historicamente vêm sendo ignorados. Por meio dos relatos contados nas pesquisas realizadas pelas crianças, foi possível reconhecer histórias que são silenciadas, e assim oportunizar uma ampliação e valorização de nossas raízes. Esses são objetivos alcançados por meio do projeto Ancestralidade e suas ações realizadas nos meses de fevereiro e março.

Comments are closed.

Powered by: Wordpress