Notícias

FÓRUM NACIONAL ESCOLAS 2030

Entre 22 e 24 de novembro, a Faculdade de Educação da USP e a Ashoka realizam o primeiro Fórum Nacional Escolas 2030.

A Escola Pluricultural Odé Kayodê esteve presente no evento que reuniu escolas, secretarias de educação e pesquisadores de várias partes do Brasil. Eles trabalharam em rede para criar parâmetros de avaliação da aprendizagem, com base na prática da educação integral e transformadora. A premissa do programa é a de que os critérios de avaliação precisam ser contextualizados e que não faz sentido medir a qualidade de educação no Brasil, por exemplo, com a mesma régua que se mede na Coréia do Sul.

Escolas2030

O programa Escolas2030 é desenvolvido simultaneamente em dez países, com foco no sul global, e tem como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4), que prevê a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas. Além do Brasil, também participam escolas do Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda, que adotam um processo de pesquisa-ação durante dez anos. O programa é liderado globalmente pela Fundação Aga Khan e chegou ao Brasil por iniciativa da Fundação Itaú Social.

Programação do evento

A agenda do Fórum começou na manhã do dia 22/11, com visitas para conferir de perto o trabalho realizado por escolas-polo que compõem o programa em São Paulo. Já à tarde, dois painéis discutiram os resultados da pesquisa-ação do programa: Como organizações educativas inovam e Levantamento sobre avaliação em organizações educativas. A programação do dia se encerrou com o lançamento do documento Recomendações para políticas públicas para a oferta de uma educação de qualidade. Estes documentos consolidam os achados dos três anos de atuação do programa no Brasil e visam incidir no debate público sobre educação.

Na quarta-feira, 23/11, pesquisadores, educadores e estudantes discutiram como avaliamos as aprendizagens transformadoras e construímos indicadores que, de fato, contribuam com a qualidade dos sistemas de educação. O encerramento do Fórum aconteceu na quinta, 24/11, com uma roda de conversa sobre Empatia, Educação Transformadora e a convivência no Universo Digital.

Participação da Odé Kayodê no Fórum Nacional Escolas 2030

A educadora Adriana Rebouças representou a Escola Pluricultural Odé Kayodê, do Espaço Cultural Vila Esperança, no Fórum Nacional Escolas 2030. Confira a fala da Adriana no painel sobre a publicação Como organizações educativas inovam: ideias e visões sobre as suas próprias práticas, clicando no vídeo abaixo ou por meio do link: https://youtu.be/6Fy_CjQGvXw

Fonte dos textos: escolas2030.org.br

Comments are closed.

Powered by: Wordpress